IDENTIDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA

No texto de Huffaker, Calvert se realça o papel do blogues como facilitador da construção da identidade dos adolescentes, permitindo criar um ambiente de comunicação mais aberta e flexível de afirmação da sua personalidade. O ambiente virtual possibilita aos adolescentes anunciarem/exteriorizarem as suas orientações não-heterosexuais sem correrem o risco de condenações ou incompreensões.
Neste ponto, existe um risco desta aparente segurança ser perturbada pelos on-line predators, como a Julieta referiu, os utilizadores blogues frequentemente dão pistas sobre a identidade.
Existe uma outra contradição, estas partilhas e interacções são, muitas vezes, desenvolvidas em casa e na escola, isto é, nos ambientes considerados mais reguladores de comportamentos dos adolescentes.
No texto de Schmitt, Dayanim destaca-se o papel da construção de blogues e sítios electrónicos pessoais no desenvolvimento social dos adolescentes. O conceito chave é Mastery Motivation que pode ser definido como motivação promovida pela capacidade de resolver problemas e tomar decisões.
Os blogues são um meio de desenvolvimento deste tipo de motivação, os autores referem que os adolescentes e pré-adolescentes podem, pela primeira vez na história, expressar-se publicamente para uma audiência, maioritariamente, anónima.

Comentários

  1. Olá Nuno,

    Consegui encontrar um site sobre estes temas, educação, cyberbullying, pais, que me parece cter algum interesse.É em inglês.
    Vê em:
    http://www.commonsensemedia.org/cyberbullying-tips
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares